sábado, 17 de julho de 2010

PEÇA TEATRAL- OS ALPINISTAS

NARRADOR-Cinco alpinistas decidiram escalar uma montanha, aonde ninguém ainda tinha chegado.
(Com música de fundo os 5 alpinistas entram em palco, dispostos a darem tudo por tudo e a manterem-se unidos para os bons e maus momentos)
( resolvidos, fazem os movimentos de quem começa a escalar a montanha)
Ao princípio tudo corre bem, mas a certa altura, um deles escorrega,fica pendurado numa pedra. O companheiro quer ajudá-lo, mas também escorrega. Os cinco têm os mesmo destino.
A pedra desprende-se , todos vão pelo abismo e morrem.
Já mortos, comparecem no palácio de São Pedro.

.
S.PEDRO-(com barbas brancas,uma chave na cinta,com uma túnica branca, vai ter com eles, muito triste)-Pobres alpinistas! Eu, que sempre subi com Jesus altas montanhas, senti uma grande tristeza com o que vos aconteceu!
.

Deixai-me fazer-vos uma pergunta para ver se tendes direito ao céu:
Tu, 1º Alpinista-Em que pensaste quando viste o teu fim?
1º ALPINISTA-Ao ver chegado o meu fim, chamei-me estúpido por ter aceite este desafio. Fiquei cheio de raiva de mim mesmo e dos meus companheiros.
SÃO PEDRO-Não podes entrar no céu com esse sentimentos!

.
2º ALPINISTA- Quando vi que ia a cair, olhei à minha volta para ver se havia algum ramo a que me pudesse agarrar para não cair. mas não vi nada e não pensei em mais nada! Posso entrar no Céu?

SÃO PEDRO-Tenho pena, mas também não mereces o Céu!
.
3º ALPINISTA-Vi que não tinha salvação e só pensei na minha família que ia ficar sem ninguém para ganhar dinheiro para o seu sustento.Que Deus lhe valha!
SÃO PEDRO- Realmente essa situação deixa-me muito triste, mas quanto ao Céu, tens a sorte dos teus companheiros. Não vais lá entrar!

.
4º ALPINISTA-Quando vi que nada me restava, voltei-me para Deus, entreguei.Lhe a minha alma, pedi que perdoasse os meus pecados, muito arrependido.Um lugar no Céu está-me reservado?
SÃO PEDRO-(pensando um pouco) foi dizendo:-Fizeste bem, mas não vens já para o Céu porque tiveste um arrependimento tardio. Vais para o Purgatório um tempo para te purificares.

.
5º ALPINISTA-Quando ia a cair, vi uma paisagem linda duma vez. De linda que era, esqueci-me de que ia a cair. parecia antes que subia. Via a montanha coberta de neve, o sol brilhando. Parecia que voava para o Céu e agradeci a Deus o ter caído para ver tantas maravilhas.
SÃO PEDRO (todo contente, abre a porta)-Anda ,meu filho; vem para o reino dos Céus!

.
NARRADOR- São Pedro quis premiar quem não pensou em si, quem soube rezar, quem pôs os interesses primeiramente no Criador.
Ouve-se uma música enquanto todos saem do palco.Primeiro os 4 alpinistas por um lado, depois São Pedro com o 5º alpinista por outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário