segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A PAPOILA


A papoila é de beleza muito singela e muito frágil. O seu nome é Papayer Rhocas.Mas é conhecida simplesmente por papoila.

Originária do Mediterrânea Oriental ,espalhou-se até à Europa com a cultura dos cereais. Floresce ao longo das estradas e nas searas.

São belos os campos vermelhos onde esta planta abunda.

A papoila é parente da (Papoila-Dormideira) (Papaver-Somniferum) de onde se extrai o ópio a fim de se traduzir em morfina, em cocaína, drogas analgésicas e na terrível heroína. Por isso, o cultivo destas plantas é controlado com rigor, para que seja uma flor sem efeitos tão variados.

A papoila vulgar, de poder sedativo e narcótico ligeiro, pode ser indicada a pessoas idosas e crianças, de aplicação em casos de insónias e em leves afeções broncopulmonares. Uma das outras propriedades é ser um expetorante antitússico.

A sua preparação para uso interno de combate à tosse e à insónia, é ferver um litro de água, juntar-lhe 10 a 15 gramas de flores secas e deixá-las de infusão durante 10 minutos. Beber três chávenas por dia e adoçar com mel. As flores podem adquirir-se em ervanárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário